quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Rui Barbosa e o movimento negro do século XXI

Recentemente recebi uma mensagem que me chamava a atenção. Aconselhava-me a não enaltecer o Intelectual Rui barbosa. O argumento denunciava ter sido ele, Rui, o responsável pela queima e conseqüente destruição de diversos arquivos históricos que impossibilitaram reconstituir considerável parte do período da escravidão no Brasil.
Forneceu-me também o endereço para que eu pudesse me esclarecer melhor sobre o assunto. Não atentou o nobre conselheiro para o final da matéria, postada num blog, sobre o comentário do Prof. Flávio Gomes.
Paso a transcrever o referido comentário:
" Nunca houve queima de documentos sobre a escravidão. Na verdade foi uma decisão do então Ministro da Fazenda (Rui Barbosa) como resposta aos fazendeiros que ainda tinham expectativas no regime republicano na indenização pela libertação dos escravos no regime monárquico. A documentação queimada (mais simbolicamente em praças públicas por ocasião de comícios de exaltação a República e quase atos cívicos) era de natureza fiscal. Nada mais que isso.

Sempre exisatiu e existe documentação em abundância como registros eclesiásticos, processos crimes e cíveis, inventários, além da documentação administrativa dos vários ministérios do Império, isso sem falar da documentação administrativa de natureza colonial."

Fica aqui registrado um esclarecimento necessário e que busca evitar que injustamente seja maculada a imagem de um dos maiores intelectuais brasileiros, eleito o brasileiro do século XX.

Nenhum comentário: